Com uma amiga dessas, quem precisa de inimigas?

0
304

Num dos tantos blogs e fóruns existentes na internet, encontramos a seguinte questão:

“O que fazer quando uma amiga está dando em cima do seu namorado? ”

A garota em questão informa que está ficando com um rapaz, mas que não se trata de nada sério, é só curtição. No entanto, tem uma amiga sua que está “dando em cima” dele sem qualquer cerimônia, sem se importar se a amiga está ou não tendo um relacionamento.

Sua questão: o que fazer, sem parecer que esteja insegura ou com ciúmes?

As respostas são as mais variadas, desde desconsiderá-la como amiga até partir para um confronto.

Por mais que não haja respeito nesse sentido, essa amiga deveria primeiro se preocupar com o sentimento da pessoa que está mantendo um relacionamento, importando-se no caso de magoar a amiga.

Esse, no entanto, é apenas um dos inúmeros casos em que não existe respeito pelo relacionamento entre duas pessoas, quando uma terceira procura se envolver com uma das partes, sem se importar se está machucando ou magoando os sentimentos, mas, certamente, a última coisa a fazer é partir para o confronto.

Como agir com amigas que são perfeitas inimigas?

Evidentemente, uma pessoa assim não se mostra amiga, não sabe respeitar e não merece respeito. Muita gente vive dizendo sobre outros que não servem para ser amigos ou amigas e, como primeira reação, querem conversar sobre o assunto, dizendo “poucas e boas”.

Contudo, é preciso se lembrar da sabedoria popular, quando afirma que mexer naquilo que não cheira bem só pode piorar o odor. Se uma amiga realmente está se mostrando como inimiga, não respeitando o relacionamento, o melhor é conversar primeiro com a pessoa com quem você está se relacionando e saber o que acha, o que pensa e o que percebeu e, dependendo dessa conversa, afastar-se aos poucos da pessoa que está querendo se meter em seu relacionamento.

Afinal, se ela mostrou que não sabe respeitar, não merece sua amizade.

Além disso, também é bom lembrar que uma pessoa que não demonstra confiança e respeito, é uma pessoa com quem se deve evitar qualquer confronto. Mesmo porque, se ela se mostrou falsa a ponto de dar em cima do namorado, nunca mais será digna de confiança e uma amizade assim só vi trazer problemas no futuro.

É melhor pensar, antes de um confronto, que você não vai ganhar nada discutindo com uma pessoa qualquer. Muitas pessoas fazem isso por terem aprendido com heroínas de novelas que não se deve levar desaforo para casa.

Mas, de que adianta armar um barraco? Essa pessoa, certamente, não sabe nem mesmo conduzir a própria vida, um relacionamento sério de amizade ou de amor, e não vai merecer que você gaste sua energia numa briga, numa discussão ou num confronto qualquer.

Além disso, se você está mantendo um bom relacionamento com seu namorado, vocês é que devem resolver seus problemas. Uma terceira pessoa não vai poder interferir no seu relacionamento, sem ambos estão fortemente envolvidos.

Proteger o seu território é você saber conduzir seu relacionamento e não entrar numa briga. Não demonstre a mesma falta de respeito com que ela lhe tratou. Uma pessoa educada deve mostrar sua superioridade através de sua postura.

Se você quer brigar por um motivo irrelevante e se tem confiança em seu namorado, você vai demonstrar que é igual ao nível dessa pretensa amiga. Assim, se você não possui complexo de inferioridade e sabe seu lugar, não vai precisar responder com uma agressão a essa tentativa de invasão de seu território.

Quem briga com inimiga iguala-se a ela

Considere um ponto importante: uma pessoa que parte para a briga não é uma pessoa com personalidade. Quem parte para confronto geralmente não tem nada a perder e esse, certamente, não é o caso.

Manter-se como inimiga de uma pessoa que não merece confiança só vai trazer problemas para o seu futuro.

Claro está que você não deve deixar essa pretensa amiga atrapalhar sua vida, já que poderá tomar a mesma atitude com relação a amigos ou futuros relacionamentos. Mas, pense em como fazer: quem não serve para ser amigo deve ser afastado com inteligência.

Dependendo da proximidade que tiver com ela, vá criando um distanciamento progressivo e, de vez em quando, faça uma pequena cortesia. Além disso, recuse qualquer convite para estreitar essa amizade, sempre com gentileza e com justificativas que sejam aceitáveis.

O que não se deve fazer é partir para o confronto, insultar ou tentar prejudicar qualquer falta amiga. Mantendo-a à distância, ela pouco vai saber de sua vida e não terá condições de interferir em qualquer relacionamento.

E, se ela continuar atacando seu namorado, no caso de ele aceitar, você vai perceber que, realmente, não era um bom relacionamento para você. Afinal, se ele aceitou a cantada de uma pessoa que sabia ser sua amiga, ele também não merece confiança.

Melhor partir para outra e esquecer que ambos existem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here